Vamos falar de assunto que nunca falamos aqui e também é um pouco contraditório, pois depende muito da experiência pessoal de cada um.
O sistema de saúde aqui do Canadá funciona como um plano de saúde, onde você tem a carteirinha da província onde está morando, só pode começar a usar à partir de 3 meses que você está morando na província, se mudar de província tem que se cadastrar novamente com o novo endereço e dependendo da província de onde\para onde, pode ter que esperar mais três meses ou menos.
Bom, depois que você recebe sua carteirinha e tudo está válido, começa então a procura por um médico da família. Aqui, diferente do Brasil, cada pessoa tem um médico onde ele é formado em "family medicine" e dá suporte a várias doenças que podem acometer homens e mulheres. Ele fica responsável por seu check up anual (homens e mulheres), faz exames de vista e outras coisas. Quando ele não consegue mais atender pois um caso é mais grave, ele encaminha ao especialista.
Aí vem a primeira contradição onde digo que depende muito da experiência pessoal de cada um. 90% das pessoas com quem falamos aqui reclama de seus médicos ou pior, que não conseguem achar nenhum médico da família que esteja aceitando novos pacientes. Sim, você liga e eles dizem na sua cara que não aceitam mais pacientes.
Isso estava nos deixando bastante preocupados pois queríamos arrumar logo um médico da família pois em caso de uma doença não precisaríamos correr para a emergência de algum hospital e ficar horas esperando atendimento. Isso porque as emergências dos hospitais separam os casos para atendimento por ordem de gravidade, ou seja, imagine você com uma gripe, querendo apenas uma medicação e chega 10 com membros quebrados... senta e espera...
Bom, voltando, no dia 01 de novembro nosso plano de saúde do governo de Ontário começou a valer e eu como sou bastante desesperada com essas coisas e já estava preocupada com a "dificuldade" que poderia encontrar resolvi tirar minha segunda-feira (dia 02) de folga e ir à luta. Comecei a ligar em todos os médicos que o governo indica como "licenciados" para trabalhar em Ontário no site CPSO (College of Physicians and Surgeons of Ontario).
Liguei para uns 15 médicos que não estavam mais aceitando novos pacientes, mas eis que insistindo eu achei um que estava aceitando e mais, já marcou uma consulta para o dia seguinte, a terça-feira 03 de novembro.
Então ontem fomos à nossa primeira consulta médica aqui e podemos garantir: temos Médico da família! Gostamos muito do médico e diria que nunca fizemos um check up tão completo na vida. Ele quase nos virou de ponta cabeça e ainda pediu vários exames de sangue para ver se tudo está bem.
O médico da família tem um papel importante também para garantir que todos os anos os pacientes voltem e façam seus check ups anuais, eles ligam e marcam para que nós não esqueçamos.
Ele ainda ajuda a evitar "filas" desnecessárias nas emergências de hospitais ou de especialistas. Ouvimos histórias onde uma consulta ao ginecologista para um check up anual pode levar um ano ou mais para poder marcar, isto porque eles priorizam mulheres grávidas ou casos mais graves. Aí entra o médico da família que faz esse tipo de check up também.
Quanto à dificuldade de encontrar um médico, realmente não foi fácil, mas diria que vale mais a persistência e a força de vontade do que tudo.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário