Bom, pra todos os bens informados as eleições estão batendo à nossa porta. Não que eu seja uma pessoa fissurada em política, mas sei do papel importante que meu voto pode exercer.
Nunca fui à favor do voto obrigatório, acho que deveria ser facultativo, ou seja, quem quiser ou se sentir à vontade, vai lá e vota. Não acredito no voto pela obrigação, pois muitas pessoas só vão lá por serem obrigadas e muitas vezes nem analisam os candidatos, pegam o primeiro número que acham pela frente e pronto... dão seu voto!
Bom, mas isto é uma outra discussão. Mas aí vem a pergunta: e como fazem os brasileiros que moram no exterior?
Quem mora no exterior não é obrigado a transferir o título de eleitor, porém, tem que justificar seu voto a cada turno de cada eleição. E a justificativa não é simples, precisa mandar uma carta com a justificativa para sua zona eleitoral, isto a cada turno. Ou então ir ao consulado depois de todas as eleições, preencher um formulário pedindo à juíza do TRE que ela "perdoe" a não justificativa por morar no exterior e que ela livre o eleitor da multa.
Bom, como somos práticos, hoje fui ao Consulado do Brasil em Toronto e pedi a transferência do meu título de eleitor aqui para o Canada. Ou seja, pra facilitar as coisas, resolvemos que vamos votar por aqui.
A vantagem é que só temos agora a obrigação de votar para presidente, nada de governador, deputados, prefeito ou vereador. Votamos agora só a cada quatro anos e só para presidente.
O processo é bem simples, as informações podem ser obtidas no site do Consulado. Ah, e não precisa pagar nada. O prazo termina dia 5 de maio.
O Rudy vai na próxima sexta-feira pois vai ter que tirar dispensa do trabalho.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário