sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

E o francês?

Bom, como todo mundo sabe, o Canadá é um país bilingue, mesmo assim, o francês não é predominante em todo o país. Por exemplo, aqui em Ontário, ninguém quase fala francês, eles não se preocupam com isso, apesar de que se você falar francês pode ser um diferencial no mercado de trabalho (leia-se bom trabalho). Isso porque se você chegar em qualquer lanchonete, cafeteria ou restaurante, dificilmente vai encontrar um garçom ou atendente que fale francês.

Diferentemente do Quebec, onde a lingua oficial é o francês, mas praticamente todo mundo fala inglês.

Bom, quando estávamos morando em Montreal adorávamos falar francês, apesar de não sermos fluentíssimos no idioma, a gente enganava bem, o Rudy melhor que eu claro.

Bom, desde que chegamos aqui em Mississauga isto era algo que estava nos incomodando bastante pois não queremos perder nosso francês.

Esta semana fomos ao Newcomer centre e descobrimos uma escola pública que ensina francês, de graça, aos residentes e cidadãos. A próxima turma começa em fevereiro e já estamos na fila para começarmos o curso. O curso é francês como segundo idioma, nos mesmos moldes do curso de inglês que faço hoje.

A grande vantagem é que não gastaremos um centavo com o curso, vale a pena aproveitar bastante.

Estamos animados pour parlez le français.

Nenhum comentário:

Postar um comentário