quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Experiência Bancária no Canadá

Vamos contar aqui um pouco da nossa experiência com Banco no Canadá.

No Brasil, como eu trabalhava no Banco Itaú, tinha uma noção um pouco avançada (melhor dizendo) sobre como funcionam as Instituições Bancárias.

Achava que chegaria aqui e tudo seria igual (ou parecido). Em muitos aspectos sim, existem procedimentos e produtos bem parecidos com os Bancos do Brasil.

Já em outros aspectos, muita diferença.

Abrimos nossa conta no National Bank of Canada (http://www.nbc.ca/). Como não conhecíamos nenhum banco aqui, começamos a olhar e procuramos um dos Bancos que mais tem agências em todo lugar. Realmente você vê muitas agências em todo lugar. Assim como o RBC Bank.

A primeira diferença que percebemos foi a disposição da agência. Nada de filas enormes, caixas abarrotados e fila para falar com o gerente. Os caixas da agência fazem quase todos os procedimentos bancários e o que eles não fazem, o gerente faz.

Cada gerente tem uma sala reservada, onde você pode chegar a qualquer hora ou até ligar antes e marcar uma hora com seu gerente. O relacionamento é muito mais estreito e eles realmente lembram seu nome.

O gerente não olha pra você com aquela cara de "você não tem dinheiro algum, está tomando meu tempo". Eles tratam você como "o cliente". Claro que eles nunca sabem o futuro, por isso, é sempre bom estreitar o relacionamento com seu cliente.

As cartas que você recebe do Banco são escritas à mão ( o envelope e assinatura) pelo próprio gerente da sua conta.

O Welcome Call (ligação de boas vindas quando você abre a conta) é feita pelo Gerente da agência (esta eu não consigo acreditar até agora). E olha que abrimos nossa conta com apenas 100 dólares. Nenhuma fortuna foi apresentada.

Outra diferença (esta maravilhosa por sinal) é o horário de funcionamento das agências.
Segunda - 09:00 às 16:30
Terça - 09:00 às 16:30
Quarta - 09:00 às 16:30
Quinta - 09:00 às 19:00
Sexta - 09:00 às 19:00
Sábado - 10:00 às 14:00

Para fazer depósito, nada de caixa eletrônico e envelope. O depósito é feito direto no Caixa da agência, onde o funcionário preenche um papel à mão e você assina. Ele carimba e você leva aquele papel mesmo como comprovante do seu depósito. Impossível imaginar isto no Brasil.

O acesso à conta pela internet funciona da mesma forma, mas alguns serviços só são liberados dependendo do tempo de relacionamento. Transferências para contas de titularidades diferentes, só são liberadas pela internet após 1 ano de relacionamento (entenda "bom relacionamento"). Se quiser fazer uma transferência para outra conta, tem que ir na agência, sacar o dinheiro e então fazer o depósito na outra conta (seja no mesmo banco ou em um banco diferente). Nada de TED ou DOC.

No geral, mesmo sendo bem menos avançado em termos de sistemas, os Bancos no Canada funcionam de forma mais pessoal, você se sente mais acolhido e sente mais segurança em colocar seu dinheiro no Banco. Você não é mais uma conta.

Bom, quando descobrirmos mais novidades bancárias, colocamos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário